Dedicado às comemorações do Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março poderá passar a ser também o Dia Nacional. O projeto foi apresentado pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ), presidente da Subcomissão das Pessoas com Deficiência, vinculada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
A instituição de um dia nacional tem por objetivo, de acordo com Lindbergh, contribuir para a inclusão plena, na sociedade, das pessoas com esse tipo de deficiência. “Com apoio para seu desenvolvimento e a inclusão em todas as esferas da sociedade, as pessoas com síndrome de Down têm rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, e também aqui no Brasil, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, escrevendo livros, se casando e até chegando à universidade”, justificou o senador ao apresentar a proposta.
A data 21/3 foi escolhida pela associação Down Syndrome International, em alusão à presença de três cópias do cromossomo 21 em vez de duas, nas pessoas com síndrome de Down. De acordo com o projeto, os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com síndrome de Down ficam incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa com esse tipo de alteração genética.
A síndrome de Down não é uma doença. É uma ocorrência genética natural, que, segundo estimativas do Ministério da Saúde, acontece em uma a cada 700 nascimentos.
Fonte: Correio do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário