Síndrome de Down


A Síndrome de Down é uma alteração cromossômica causada pela presença de material genético extra no cromossomo 21. Recebe esse nome em homenagem a John Langdon Down, médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. A sua causa genética foi descoberta em 1958 pelo professor Jérôme Lejeune, que descobriu uma cópia extra do cromossomo 21.
As características físicas são importantes para o médico fazer o diagnóstico clínico, porém, sua presença não tem nenhum outro significado. Nem sempre a criança com síndrome de Down apresenta todas as características. Algumas podem ter poucas, enquanto outras podem mostrar a maioria das características da síndrome.

Características físicas:
· Achatamento de parte de trás da cabeça;
· Pele na nuca em excesso;
· Face ou perfil achatado;
· Orelhas menores;
· Inclinação das fendas palpebrais;
· Pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos;
· Boca pequena;· Língua proeminente;
· Tônus muscular diminuído;
· Mãos e pés pequenos.

Direitos:

Toda criança com Síndrome de Down deve ser acompanhada e estimulada desde o primeiro mês de vida. Isto possibilitará um melhor desenvolvimento motor e intelectual. O acompanhamento dessas crianças deve ser multiprofissional e contínuo, com especialistas da saúde e de diferentes áreas do conhecimento humano.

O desenvolvimento de uma criança portadora da Síndrome de Down se difere em pouca coisa do desenvolvimento das demais, dessa forma ela pode frequentar uma escola de ensino regular, pois o convívio com outras crianças não portadoras da síndrome irá colaborar no seu desenvolvimento. Além disso, essa convivência também é positiva para as demais crianças, pois faz com que cresçam respeitando as diferenças, sem nenhum tipo de restrição em seu círculo de amizade, seja por raça, aparência, religião, nacionalidade.


Todos os portadores de necessidades especiais são amparados por lei. (Decreto nº 5.296, de 02 de Dezembro de 2004). Os portadores da Síndrome de Down também têm direito a passe livre nos transportes coletivos  municipais, juntamente com um acompanhante.