Trabalhar com a inclusão social dos portadores da Síndrome de Down. Esse é o objetivo da ONG Sorrir para Down. A associação atende aproximadamente 200 famílias com portadores da síndrome em Blumenau e região. Ela se mantém com o apoio de empresas e contribuições voluntárias nos eventos realizados para interação das crianças atendidas.
Em 2003 o médico pediatra Dr. Hamilton R. Fogaça percebeu o nascimento de muitas crianças portadoras da síndrome e junto com um grupo de pais criou a ONG para lutar pelos direitos dessas pessoas. Desde então a associação realiza diversas atividades visando o desenvolvimento dos portadores de Down e a assistência para as famílias. A diretoria é composta por 10 pessoas e seis mães auxiliares, que trocam experiências com as novas mães. Todos são voluntários e pais de crianças com a síndrome.
Por não possuir sede própria, os atendimentos do Sorrir para Down são feitos no ambulatório da Universidade Regional de Blumenau (FURB), todas as terças-feiras de manhã. Eles têm a disposição o ambulatório e os profissionais para a realização dos serviços médico, psicológico e de assistência social. Os especialistas fazem um check-up completo e, quando necessário, o paciente é direcionado a outras atividades como fisioterapia e fonoaudiologia.
A principal luta da associação, é trabalhar pela inclusão social destas crianças, jovens e adultos. A inclusão social é o primeiro passo para vencer o preconceito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário